áCidO aRaqUidÔNico (?) e o aLzhEimEr

Ácido araquidônico (?) e o Alzheimer
(Esta imagem apenas cita um dos caminhos do metabolismo do ác. araquidônico. Evidencia-se, por tanto, que o ácido araquidônico é precursor de diversas moléculas.)

o ácido araquidônico ou ácido eicosatetraenoico é um ácido graxo essencial poliinsaturado da família dos ômega-6. O ácido araquidônico está presente na membrana das células, e é o precursor na produção do eicosanoides.
Bom galera, como a maioria das pessoas está acostumada a ouvir e dizer, o ômega-6 é um ácido graxo recomendado na ingestão da dieta alimentar para se ter uma vida saudável. Os benefícios são muitos (já citados nos post anteriores). No entanto, o ômega-6 pode trazer alguns probleminhas se consumido de forma descontrolada.
clip_image002
Estudos realizados por cientistas do Instituto para Doenças Neurológicas Gladstone (EUA) e da Universidade da Califórnia (EUA), descobriram que a remoção parcial ou total de uma enzima chamada fosfolipase A2 que regula os níveis de ácido araquidônico, diminui a perda de memória em ratos modificador geneticamente com Mal de Alzheimer.
clip_image003
O Mal de Alzheimer é relacionado e causa a perda progressiva de funções cognitivas funcionais e de memórias e resulta na morte do portador. Embora haja tratamentos para aliviar os sintomas, esses tratamentos não são muito eficazes e os pesquisadores no mundo inteiro ainda procuram por uma cura através de testes em animais.
clip_image004
Em artigo na revista Nature Neuroscience, pesquisadores constataram que o ômega-6 interferiu na membrana que protege o cérebro de toxinas; essa membrana age como um filtro, protegendo os neurônios das substâncias tóxicas que circulam no plasma sanguíneo. O resultado da pesquisa foi que as altas doses de ômega-6 destruiu células responsáveis pela memória nos ratos com doença de Alzheimer.
clip_image006
Na condução dessa pesquisa foram constatados que ratos com Alzheimer tiveram um aumento do ácido araquidônico(ômega-6) e metabólitos relacionados à área no cérebro chamada hipocampo, o centro das memórias que é afetado imediatamente e de forma agressiva pela doença do Mal de Alzheimer.
clip_image007
Nos camundongos com Alzheimer, por engenharia genética, foram reduzidas as taxas da enzima fosfolipase A2 no organismo. Nesses animais, a remoção total ou parcial dessa enzima evitou ou diminui a velocidade dos défices de memória e outras anormalidades comportamentais nos animais com Mal de Alzheimer.
clip_image009
“O ácido araquidônico parece gerar confusão nos camundongos com Alzheimer causando-lhes muita excitação, o que faz os neurônios adoecerem. Baixando os níveis do ácido nós permitimos que os neurônios funcionassem normalmente," disse o Dr. Sanchez-Mejia.
A família dos ômega-6 produz eicosanóides inflamatórios e cancerígenos, aumentando o
risco de patologias como câncer, doenças cardíacas,aumento da pressão arterial, aumento da taxa de triglicerídeos plasmáticos, entre outras. Sobre EICOSANOIDES, você pode ler um post da Laíze falando sobre. Link: http://biocolesterol.blogspot.com/2011/01/0ie-eicosanoides-oque.html (incrível como tudo está ligado né ??)
Câncer pode ser melhor pesquisado no BLOG: http://bioquimicadocancer.blogspot.com/
Bom galera, nós alunos de Medicina-Nutrição da UnB temos também um BLOG sobre Alzheimer, onde os leitores poderão acessar e obter maiores informações.
No entando, logo abaixo estou repassando um link de um panfleto que diz sobre as prevenções para doença de Alzheimer.
Bom galera, apesar dos resultados da pesquisa obtidos em camundongos, as pessoas não devem banir alimentos com ômega-6 da sua alimentação. Como os estudos não são evidentes ainda nos seres humanos, o recomedável atualmente é o consumo não exagerado de ômega-6. Pois, esse, proporciona vários benefícios para o organismo. Bom, uma dieta saúdavel é uma dieta equilibrada. Você pode ter acessos a maiores dados na nutrição do BLOG: http://nutbiobio2010.blogspot.com/
Galera nesse post do Matheus, ele explica diretinho um dos componentes da família dos ômega-6 : http://biocolesterol.blogspot.com/2010/12/acidos-graxos-essenciais.html
Post da Laíze também explica em partes ômega-6: http://biocolesterol.blogspot.com/2010/11/introducao-omega-36.html
Fontes:
BBC Brasil - BBC BRASIL.com

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol