Lipotoxicidade

    Lipotoxicidade, um nome estranho para uma coisa bem simples de se compreender mas com causas diversas, trata-se da toxidade causada pelo aumento nos níveis de lipídios no sangue e em outros tecidos. No blog sobre diabetes dos nossos veteranos podemos ver a relação da lipotoxicidade com a diabetes: http://diabetes90.blogspot.com/2009/12/seu-pedido-e-uma-ordem-n-2.html

    A lipotoxicidade pode acarretar em consequências muito graves, o aumento de gordura nos tecidos, faz com que se formem pequenas gotículas de óleo intracitoplasmáticas em outros tipos celulares que não os adipócitos, fazendo com que ocorra a síntese de triacilglicerol, gerando um acúmulo de TAG, possibilitando a sua metabolização o que pode gerar certos produtos como por exemplo as ceramidas.

TAG

A ceramida derivada da esfingosina é a esfingomielina.


Essas ceramidas formam um meio propicio para a ativação de uma enzima (iNOS) que catalisa uma reação que tem com um de seu produtos o óxido nítrico (NO), isso é prejudicial para a célula pois induz um processo de apoptose, morte celular programada, pela ativação de um fator de apoptose (NFkB).

Reação de síntese do óxido nítrico.


Fator nuclear de apoptose


Essa lipotoxicidade gera uma esteatose hepática e muscular, que nada mais é do que uma degeneração gordurosa do tecido afetado.

Um fígado com esteatose (F) e um fígado normal (N).


Isso não ocorre nos adipócitos, porque os adipócitos tem uma proteção, que impede que os TAG sejam metabolizados da mesma forma que as outras células.

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol