Rapidinha: Absorção da LDL

          O blog é de bioquímica mas o nosso tema é mais que abrangente.

          Vamos agora dar uma olhada em uma ligação do nosso conhecidíssimo colesterol na biologia celular.

          Já vimos aqui que o colesterol é carregado no sangue constituindo a LDL. Uma lipoproteína que basicamente leva o colesterol para as células que precisam dele no corpo.

          O mecanismo de transferência desse colesterol da LDL para a célula é fundamental para o funcionamento do corpo. É tão importante que é um dos mecanismos de absorção celular mais bem estudados pela citologia. Vamos hoje observar esse processo e descobrir o que uma deficiência em seu funcionamento pode causar. Lembrando que a intenção é apenas mostrar o mecanismo de absorção celular sem se aprofundar nos mínimos detalhes dos mecanismos da Biologia Celular de absorção de vesículas.

          A célula absorve todo o complexo da LDL artavés de um sistema chamado endocitose mediada por receptores:

001

          Nessa figura vemos moléculas de clatrina, que são responsáveis pelo transporte da membrana plasmatica e do líquido extracelular que estiver por perto.

          Também vemos nessa figura os receptores de LDL na célula. Sim, a célula tem receptores específicos de LDL, prontos para retirá-la do sangue e usar seu colesterol nas mais diversas funções.

          Os dois sistemas juntos são capazes de levar a LDL para dentro da célula. A clatrina pode “drenar” aleatoriamente partes da membrana e vai acabar “sugando” alguns receptores ligados a LDL. No entanto já vimos aqui no blog que o colesterol é extremamente importante para a célula, e esse tipo de absorção não conseguiria suprir de forma alguma as necessidades do corpo.

          Qual a solução do organismo? Há uma compatibilidade desse envoltório de clatrina que vai formar a vesícula com o receptor de LDL. Dessa forma, quando a célula vai gerar essa vesícula que seria teoricamente aleatória, a LDL vai “nadando” pela membrana plasmática até encontrar a adaptina da clatrina e se ligar a ela pra ser absorvida de forma infinitamente mais eficiente sem desperdícios de membrana ou de energia. Depois de absorvida a LDL libera o colesterol e seus ésteres para a célula no citoplasma.

          Infelizmente, alguns problemas genéticos podem ocorrer nesse sistema. E são eles os causadores da hipercolesterolemia.

          O receptor de LDL tem que ser compatível tanto com a adaptina da clatrina quanto com a LDL. Daí já dá pra deduzir quais os problemas possíveis que podemos ter. Qualquer um dos dois sítios que apresentar erro impede a absorção da LDL pelo organismo de forma apropriada.

          Caso o erro seja no sitio de ligação da LDL o organismo não consegue absorvê-la de forma alguma. Caso o erro seja na ligação com a clatrina ocorre a absorção da forma citada anteriormente. Em algum momento a clatrina cria uma vesícula e por acaso uma ou outra  contém o receptor ligado à LDL:

002

          Por sorte a maioria desses problemas não é total. Ou seja, alguns dos receptores de LDL ainda funcionam, permitindo a vida desde que haja um tratamento forte para impedir altas concentrações de LDL no sangue. O que causaria a aterosclerose e outros problemas que o Jean mostrou durante nosso percurso aqui no blog.

          É. Não foi tão rapidinho assim hehe. Mas acabamos de estudar um pouco de síndromes genéticas, um pouco de biologia celular e um pouco de bioquímica em um mecanismo importantíssimo para a vida. Vale a pena, né?

 

Referências:

Alberts, Lewis, Raff, Roberts, Walter. THE CELL, Molecular Biology of

http://www.cytochemistry.net/cell-biology/medical/receptor_mediated_endocytosis_1.htm

0 comentários:

Postar um comentário

[Clique aqui para Fechar esta janela]
...Bem vindo, visitante! ...Fique por dentro das Notícias pelo mundo à respeito do assunto. No Blog, encontra-se no lado esquerdo um Menu escrito "Notícias no Mundo". Abaixo, têm-se 4 tópicos de notícias (colesterol, ômega 3, ômega 6 e gordura-trans), clique em cima do tópico de interesse para exibição das atuais notícias sobre o assunto. Em seguida, clique na reportagem de interesse para visualização na íntegra.!

Blog Biocolesterol